quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Sucesso fracassado de calças largas e coloridas...

"And the winner..." "And the winner.." "...winner is..." "...wiiner is..." "Mc Hammer"

Se ao ler esta frase acima você soube bem do que era, ótimo, você sabe bem de quem estou falando, mas caso não tenha lembrado, ou realmente não saiba, podemos lhe dizer.
Era ainda o ano de 1990 quando um cara vindo de uma cidade da Califórnia estoura nas paradas de sucesso com uma música que com certeza você já deve tê-la escutado, seja num filme, numa festa ou até mesmo assistindo o clipe da mesma - clipe que é um dos mais emblemáticos do mundo do Hip-Hop até os dias atuais - devido a sua originalidade e fácil aceitação nos ambientes onde a diversão impera. Com apenas duas características existentes no clipe você poderá descobrir de quem estou falando e então vou logo dizendo-lhes: "calças largas e coloridas". Se você ainda não se deu conta, falo de Mc Hammer e é bem provável que você tenha nascido depois de 1990 - ou talvez seja daquelas pessoas que nunca buscam saber sobre coisas assim - e não teve a oportunidade de sentir a "genialidade do ridículo", se é que posso dar-lhe este título.

A música que estourava nas paradas de sucesso nas rádio de diversos países é "Can't touch this", que tinha como base a música "Super Freak" de Rick James, tendo o mesmo ritmo envolvente e, acredito que em algum momento na vida você realmente escutou, nem que seja sem se dar conta do que está tocando naquele filme que você nem lembra o nome, mas assistiu. Ela realmente te faz querer balançar o corpo e quando você a ouve, mas quando assiste ao clipe, não demora muito para estáar desejando usar aquelas calças extremamente largas e coloridas e tentando fazer aquela dança pra lá de estranha, até que o clipe termine e você volte ao normal, considerando aquilo realmente esquisito, mas nem por isso algo pouco inovador - sim, naquela época ser ridículo era tão comum -.
Mc Hammer fez tanto sucesso com  "Can't touch this" que faturou mais de 33 milhões de dólares, então pode-se dimensionar o impacto que ela teve naquele ano na indústria fonográfica, mas como tudo que é bom dura pouco e, se tratando de sucesso musical pode durar no máximo dois carnavais - sim, este é meu exemplo de durabilidade de um sucesso para músicas - houve um acontecimento posterior que "abalou" o mundo das (sub) celebridades, quando em 1996, Mc Hammer declarou falência após acumular uma dívida somada em de 14 milhões de dólares, tudo isso para poder custear o estilo de vida que adquiriu depois do sucesso. Ele tinha uma mansão com mais de 200 funcionários, sem falar nos gastos com cavalos de corrida, carros, aviões, imóveis, gravadora e também aqueles churrascos no fim de semana, em que chamava grande parte dos amigos que tinha antes da fama e que além do fim de semana, alguns passaram a viver com ele. Pois bem, acontecendo isto, Hammer recorreu aos céus, onde teve suas preces atendidas e numa tentativa de ter novos hábitos e uma vida noca, acabou virando pastor evangélico.
Em 2011 ele apareceu no programa da Oprah Winfrey onde lançou a música "See Her Face", mas como já era de se esperar, foi muito de longe algo que chegasse próximo do que foi seu maior sucesso.

A sensação do sucesso pode até ser curta, mas é boa, então,
viva o máximo possível dos seus 15 minutos de fama e, se possível, tenha vários deles.

Abaixo o clipe de "Can't touch this".
Caso já tenha visto, veja de novo esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário